Mitologia Nórdica e Chinesa: Reflexões sobre a Criação do Mundo - O Ninurta

sábado, 23 de setembro de 2023

Mitologia Nórdica e Chinesa: Reflexões sobre a Criação do Mundo

 A mitologia nórdica, também conhecida como mitologia escandinava, tem sua própria versão da criação do mundo, que é descrita na Edda em Prosa, uma coleção de textos medievais islandeses.

"A Luta de Thor Contra os Gigantes", Mårten Eskil Winge) Imagem: RevistaGalileu


    A criação do mundo na mitologia nórdica envolveu dois principais reinos: o Ginnungagap, um vazio primordial, e os reinos de gelo e fogo.

Ginnungagap

No início, havia apenas o Ginnungagap, um vazio infinito e sem forma que existia entre os reinos de gelo e fogo. O Ginnungagap estava situado ao norte de Muspelheim, o reino do fogo, e ao sul de Niflheim, o reino do gelo.


Niflheim

Do lado norte do Ginnungagap, o gelo de Niflheim começou a se formar. Niflheim era um reino de frio extremo e escuridão, governado por uma deidade chamada Ymir, o gigante de gelo primordial.


Muspelheim

Do lado sul do Ginnungagap, o fogo de Muspelheim começou a se manifestar. Muspelheim era um reino de chamas e calor intenso, governado pelo deus do fogo chamado Surtr.


Criação de Ymir

Enquanto Ymir dormia em Niflheim, ele começou a suar. O suor de Ymir se transformou em outros gigantes de gelo, e sob seu braço esquerdo, um homem e uma mulher surgiram, criados a partir do gelo. Esses gigantes eram os progenitores da raça dos gigantes de gelo.


Geração divina

Enquanto Ymir dormia, uma vaca chamada Audhumla emergiu do gelo. Ela se alimentou do gelo e, com o tempo, revelou Buri, o primeiro dos deuses, que era ancestral dos deuses Aesir. A partir de Buri, a linhagem dos deuses nórdicos começou a se desenvolver.


Batalha entre deuses e gigantes

Os deuses Aesir, liderados por Odin, eventualmente entraram em conflito com os gigantes de gelo. Eles mataram Ymir e, a partir do corpo de Ymir, criaram o mundo conhecido como Midgard (a Terra) e também o céu e as estrelas. O sangue de Ymir se transformou nos oceanos e rios, seus ossos nas montanhas, sua carne na terra e sua cabeça no céu.


 A mitologia nórdica é rica em detalhes e histórias envolvendo os deuses e seres míticos que habitam o mundo que foi criado a partir do corpo de Ymir. Suas histórias são encontradas em uma variedade de fontes, incluindo as Eddas, as sagas islandesas e outros textos medievais.


    A mitologia chinesa tem sua própria narrativa única sobre a criação do mundo, que é substancialmente diferente da mitologia nórdica.

Imagem: Flickr

    No entanto, é interessante notar que existem algumas semelhanças conceituais e simbólicas entre as duas mitologias. 


Dualidade

Tanto a mitologia nórdica quanto a chinesa começam com uma forma de dualidade ou contraste. Na mitologia nórdica, há a dualidade entre o fogo de Muspelheim e o gelo de Niflheim, enquanto na mitologia chinesa, a dualidade inicial é frequentemente representada como o conceito do "yin" (feminino, escuro, passivo) e "yang" (masculino, luminoso, ativo).


Criação a partir do caos

Ambas as mitologias têm elementos de criação a partir do caos inicial. Na mitologia nórdica, o mundo é formado a partir do vazio do Ginnungagap e da interação entre fogo e gelo. Na mitologia chinesa, o mundo é frequentemente descrito como tendo sido criado a partir do caos primordial, geralmente simbolizado como um ovo cósmico.


Diferenças


Elementos primordiais

Enquanto na mitologia nórdica os elementos primordiais são o fogo e o gelo, na mitologia chinesa, os elementos primordiais são frequentemente representados como o "qi" (ou "chi"), que é a energia vital, e a dualidade yin e yang, que representam polaridades complementares em todas as coisas.


Personagens e deuses

As mitologias nórdica e chinesa têm personagens divinos e mitológicos diferentes. Na mitologia nórdica, Odin, Thor e outros deuses desempenham papéis importantes, enquanto na mitologia chinesa, deidades como Pangu, Nuwa, Fuxi e os Três Augustos são centrais para a criação do mundo.


Narrativa específica

As histórias de criação do mundo nas duas mitologias são únicas e não têm paralelos diretos. Na mitologia chinesa, Pangu é frequentemente associado à separação do céu e da terra e ao crescimento do mundo a partir do corpo dele, enquanto na mitologia nórdica, o mundo é formado a partir do corpo do gigante de gelo Ymir após sua morte.


Portanto, embora existam algumas semelhanças conceituais gerais, as mitologias nórdica e chinesa têm narrativas de criação distintas e culturas mitológicas únicas. Cada uma delas reflete a cosmovisão e as crenças de suas respectivas civilizações antigas.


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